sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sociologia


   Se compararmos dois indivíduos da mesma classe social, no caso 1° indivíduo nasce numa família estruturada, com valores morais e com desejo de vencer, que tem o amparo da sociedade, que desde pequeno pode frequentar uma creche onde recebe proteção, alimentação acesso a saúde (quando tem), à infraestrutura básica e, posteriormente ter a sua disposição escolas, cursos profissionalizantes, terá oportunidade e estrutura de ir em busca de um futuro melhor.
   Porém o segundo indivíduo que cresce sem uma assistência familiar e sem o auxílio da sociedade, dificilmente conseguira "fazer a hora", provavelmente te envolverá com pessoas que lhe mostrarão somente meios ilegais para sobreviver.    
   Portanto, concluo que a sociedade é fundamental para o indivíduo, "a hora" já vem marcada por ela por ela.
 
   O sistema nos obriga a seguir leis, costumes, mas a sociedade que cria esse sistema também tem a obrigação de dar condições ao indivíduo para que esse possa vir a "fazer a sua hora". A nossa liberdade tem como limite a liberdade dos demais indivíduos e ela é do tamanho que a sociedade permite que a alcancemos dentro das regras e leis impostas.


3 comentários:

  1. Júlia seu trabalho está bom, mas achei que faltou mais desenvolvimento na sua conclusão, mas em geral gostei do teu trabalho principalmente da comparação entre indivíduos de mesma classe social.

    ResponderExcluir
  2. Julia, tua história está muito legal. Parabéns!

    ResponderExcluir