BIOLOGIA- CÉLULAS TRONCO E PLURIPOTÊNCIA E SUAS FINALIDADES
Células tronco embrionárias são derivadas da massa celular interna do blastocisto, que é um estágio embrionário precoce. podem ser mantidas em laboratório por tempo indeterminado, pondendo dar origem a novas células-tronco idênticas, um processo de auto-renovação. Essas células também podem dar origem a outros tipo de células do nosso corpo, como o sangue e o epitélio. Esse grande potencial de diferenciação faz com que células-tronco embrionárias tenham aplicações importantes, como o estudo da formação do indivíduo, testes de novos medicamentos e até na terapia celular, podendo gerar células de diversos tecidos do nosso corpo.
Em busca de novas fontes de células tronco pluripotêntes, pesquisadores japoneses descobriram uma tecnica que é capaz de programar células da pele idênticas as células tronco embrionárias. para isso, os pesquisadores forçaram as células da pele a produzir proteínas importantes para a manutenção do estado de células-tronco, essas células ficaram conhecidas como células IPS (células tronco de pluripotência induzida), assim como as células tronco embrionárias, as células IPS podem gerar células idênticas e também todos os tipos celulares do indivíduo adulto, e ter as mesmas aplicações, as células são programadas por serem derivadas de indivíduos adultos podem ser um bom modelo para estudo de doenças, já que carregam as mesmas características do seu doador, que pode ser um paciente, e assim, facilitando o entendimento de sua doença. e também na busca de medicamentos que podem ser feitos sob medida para a pessoa .
blogs comentados:
ResponderExcluirhttp://amandacleitee.blogspot.com.br
http://scimarx.blogspot.com.br
http://giuliamazzini.blogspot.com.br
Julia Parabéns, Teu Texto ta muito Bom, Conseguiu explicar tudo sobre as células tronco se estender muito teu texto. Muito Bom.
ResponderExcluir