quinta-feira, 28 de junho de 2012





BIOLOGIA- SUSTENTABILIDADE 



                 Estamos conectados à uma rotina viciosa. Acordamos, nos arrumamos para a escola, tomamos nosso café, vamos para a escola, comemos, bebemos, conversamos, e vivemos. Fazemos uma série de coisas todos os dias, 7 dias por semana, 24 horas por dia, 365 dias por ano e 8,760 horas por ano. Todos os dias fazemos as coisas listadas acima, porém, as vezes esquecemos do tal ''espaço'' que nos proporciona os recursos para fazermos isso. Este mesmo ''espaço'' que nos fornece água potável natural, plantações das quais tiramos e colhemos comidas, desde a soja, até o arroz, a energia, que mesmo, na maioria dos casos não ser natural, usufruimos deste tal espaço para que sejamos capazes de realizar nossas necessidades, das mais básicas, como tomar banho, até as mais complexas, como assistir televisão. O nome deste ''espaço'' é o Planeta Terra.  Diariamente, usamos e abusamos dos recursos do planeta, não só naturais, mas como também os quais fizemos artificiais, e ainda sim, com o planeta nos proporcionando as coisas, não cuidamos dele.
               Levando isso em conta, fiz um teste, passado pelo professor Paulo, que mostra a minha ''pegada ecológica''. Respondi questões sobre meu dia-dia, sobre gastos em minha casa, transportes públicos, etc. Meus resultados apresentaram: que se todos tivessem minha pegada ecológica, seria necessária uma capacidade de regeneração de 1.5 planetas por ano. O resultado apresentou que para sustentar meu estilo de vida atual, seriam necessários tomar 2,7 hectares da área bioprodutiva do planeta terra, como as áreas de pastagens, energia, florestas etc. Após, foi apresentado um tipo de gráfico, o qual me mostrou quais eram as maiores áreas em minha pegada.  A área da alimentação foi a mais alta em minha pegada, seguida após pela área de transporte e então serviços gerais. Moradia e administração foram as duas que ficaram em última.
              Após analisar todos estes fatos, concluí que sim, o planeta está em risco e sendo prejudicado. Ele vem sendo abusado de tempos antigos até agora com as poluições, gastos de energia, desperdício de água, dentre outros fatores alarmantes. Analisando minha ‘’pegada ecológica’’ vejo onde estou exagerando com o planeta, onde estou exorbitando o que posso usar perante recursos naturais, dentre outros. O que podemos fazer, todos nós, é tentar diminuir nossos gastos. Uma pequena ação, com certeza, faz uma grande diferença. Se cada um parar de agir por si e pensar mais na nossa casa, no nosso lar, que é nosso Planeta, teremos então uma chance de ‘’salvá-lo’’ e não prejudicá-lo como hoje em dia acontece.

sábado, 16 de junho de 2012


FÍSICA              


                A física é uma ciência que estuda a natureza e seu objeto de estudo são os fenômenos naturais. Seu objetivo é desvendar os mistérios da natureza, para fazermos entender cada vez mais a nossa relação com o universo e o mundo, e com isso mostrar que não há postulados, paradigmas, modelos e teorias sobre essa relação, e  sim todos relacionados  a novas descobertas. Também tem o objetivo de melhorar as condições de  vida do ser humano através da tecnologia, pois assim pode-se realizar trabalhos de forma prática e obtendo uma melhor qualidade de vida. E no fim levar o homem analisar as causas e os efeitos de determinados fenômenos como uma relação e não referindo-se tudo a algo voltado como crenças, e sim fazendo-o entender que existe diversas diferenças entre eles.


Há diversos ramos da física,  são eles:


Mecânica – estuda o movimento e suas causas; 
Termologia – estuda o calor; 
Acústica – estuda o som; 
Óptica – estuda a luz; 
Eletricidade – estuda a eletricidade; 
Física moderna –  estuda tudo relacionado à física após 1900.


                Essa ciência está relacionada a várias coisas no dia-a-dia, até aonde nunca imaginariamos, como quando o nosso pão francês, sempre presente no café da manhã, fica duro de um dia para outro quando não são colocados dentro de um saco plástico. E a resposta disso tudo é relacionada à quantia de água no interior do pão, e quando a água evapora o pão fica duro. E já que o plástico é um material impermeável, ele não permite que a água se evapore.